Quem esvaziou os protestos de 2013?

You are viewing an old revision of this post, from 24 de fevereiro de 2014 às 13:10:36. See below for differences between this version and the current revision.

Ontem li esta tuitada do Maurício Santoro, renomado professor universitário e assessor da Anistia Internacional, e minha primeira reação foi: “¡¿o quê?!”

Minha experiência vai totalmente contra essa hipótese. Dos amigos meus que foram às manifestações do ano passado, a maioria deixou de ir porque, bem, aquele era um momento especial, não algo para ser feito continuamente. Os outros deixaram de ir, quase sempre, justamente porque manifestantes começaram a depredar: eles não queriam se ver associados a isso.

Ademais, a ascendência dos Black Blocs é algo um pouco posterior aos maiores protestos, não? As primeiras depredações, notavelmente, incluíam saques, algo que não prece muito próximo da motivação “politizada” dos Black Blocs.

Uma evidência anedótica não desmente a afirmação, e é natural que a experiência do Maurício, que vive entre estudantes de Ciências Humanas em uma cidade onde os protestos persistiram, seja contrária. Ainda assim, acredito que minha perspectiva é mais condizente com o que ocorreu no Brasil como um todo, e com a maior parte das massas. O que os renomados colegas acham?

Post Revisions:

Changes:

There are no differences between the 24 de fevereiro de 2014 às 13:10:36 revision and the current revision. (Maybe only post meta information was changed.)

Post a Comment

Your email is never shared.