Fortran 5

Oddee é um blog de curiosidades. Esses dias, fizeram um post sobre as prováveis quinze capas de discos mais horrendas. Entre as monstruosidades, havia um disco de um grupo chamado Fortran 5. Eu, que programo computadores e sei o que FORTRAN é, resolvi conferir como era a música desse grupo.

Pois bem, Fortran 5 é uma banda de pop eletrônico do início dos anos 90. O núcleo da banda são os músicos David Baker e Simon  Lawrence Leonard, e em várias músicas há participações especiais. Baker e Leonard já trabalharam juntos antes, no grupo I Start Counting e continuam trabalhando até hoje, sob o nome de Komputer. Em verdade, me parece razoável dizer que Fortran 5 é I Start Counting com outro nome, assim como é o nome anterior de Komputer.

E não é que eles fizeram umas músicas legaizinhas? Confesso que não gostei muito do que fizeram quando eram I Start Counting, mas, como Fortran 5, eles fizeram músicas bem legais. Como Komputer, mudaram para uma veia ainda mais eletrônica, alternativa, meio Kraftwerk; ainda prefiro as músicas do Fortran 5, mas não posso dizer que Komputer é ruim.

Ficou curioso? Você pode conhecer mais sobre o grupo na página deles. Procurar por Fortran 5 no YouTube também é uma boa pedida. Eles também tem um canal no YouTube, com inúmeros videoclipes. Agora que já passei as referências, vamos à música, que é o que importa!

Time to Dream é minha música preferida dentre as deles. Pela popularidade na pesquisa do YouTube, não devo estar sozinho. É uma música meio romântica, bastante otimista, com uma letra feliz – embora, naturalmente, não tão feliz.

Love Baby é outra música que gosto bastante, e já é mais abstrata:

O “segundo lugar”, porém, eu concedo a Heart on the Line:

Por fim, uma música mais psicodélica – Persian Blues:

PS: eu só vim a conhecer Kraftwerk depois de pesquisar sobre Fortran 5. É a segunda vez que conheço uma banda conceituada através de uma outra, menor. A primeira vez foi quando descobri The Smiths atráves de The Housemartins. Curioso, não?

Post Revisions:

There are no revisions for this post.

Post a Comment

Your email is never shared.