Usando diferentes perfis no Firefox

Pessoas estão retornado ao Firefox. Excelente! Porém, os filhos pródigos podem se decepcionar. O Firefox, sinto dizer, é pesado e instável. Felizmente, existem maneiras de amenizar estes problemas, e uma delas é criar perfis diferentes.

É simples criar perfis utilizando a extensão ProfileSwitcher. Após instalá-la, vá ao menu “Arquivo”, opção “Abrir gerenciador de perfil” e escolha “Modo normal”. Ele perguntará se você quer fechar o perfil atual; responda que não. A tela abaixo aparecerá:

Screenshot do gerenciador de perfis

No screenshot já há dois perfis. O primeiro, “default” é o que uso para a maior parte das minhas tarefas: cuidar do e-mail, ver redes sociais, assistir MOOCs etc. Originalmente, eu só tinha esse perfil, e ele sempre tinha duzentas, trezentas abas. Invariavelmente, o navegador travava. Grande parte destas abas eram sobre programação e estavam relacionadas a projetos de software pessoais. Daí criei o outro perfil, “Dev.” É com ele que trabalho em meus projetos.

Agora, digamos que eu tenha de resolver problemas do trabalho em casa. Naturalmente, quero evitar proliferação de abas em algum perfil. Assim vou criar outro. Clico em “Create Profile“, e aparecerá esta tela meio assustadora:

Primeira tela do "Create Profile" Wizard: explica o que são perfis e como usá-los

Não tema, porém: basta clicar em “Next” e aparecerá a tela abaixo. Nela, damos o nome do novo perfil — no caso, chamaremos de “Work”.

Tela de seleção de nome de perfil. O nome selecionado é "Work".

E voilà! uma nova janela do Firefox aparecerá.

Vantagens dos múltiplos perfis

Esta nova janela roda como um processo diferente da janela original. Uma consequência é que, nesta nova janela, não estou autenticado nos sites em que já loguei. Isto é uma vantagem: agora posso autenticar em dois e-mails diferentes….

Two GMail accounts

…ou, como costumo fazer com meus perfis “Dev”, posso usar duas contas diferentes no Twitter – uma pessoal e outra mais profissional.

Duas contas do TwitterQuanto à estabilidade, há ao menos duas vantagens. Como cada perfil é um processo separado, se um deles travar o outro continuará funcionando. Fica-se até mais confiante para reiniciar o navegador: se uma janela ficar muito lenta, mato-a.

Além disso, as abas acabam divididas entre dois processos diferentes. As trezentas abas abertas em meu browser agora são aproximadamente cem em cada perfil. Isto consome mais recursos, mas o sistema operacional aguenta — o Firefox não.

Ademais, perfis separados ajudam a manter o foco. Quando estou no meu perfil “Dev”, não há notícias de jornais e amigos me distraindo: apenas desenvolvo e pesquiso. Já no meu perfil de trabalho, há apenas sites profissionais.

Sincronizando perfis

É útil compartilhar algumas informações entre os perfis — por exemplo, o histórico de navegação. Preocupações com privacidade à parte, o Firefox Sync é uma boa solução para isto. Basta ir no menu “Editar”, submenu “Preferências”; na aba que se abrir, escolha a opção “Sync” no meu da esquerda.

Tela de preferência do Sync Na primeira vez em que for configurar o Sync, será necessário criar uma conta. Habilite a opção “Escolha o que sincronizar”; assim você decidirá o que será enviado as servidores da Mozilla.

Tela para criação de conta do syncUm e-mail lhe será enviado. Nele, há um link para que confirme a conta. Clique no lnk. Após isto, é só voltar em nas preferências do Sync (menu “Editar”, submenu “Preferências” etc. etc.) para configurar os detalhes. No meu novo perfil, eu vou desabilitar a sincronização de abas, favoritos e senhas, por mera preferência pessoal. Também faço questão de dar um nome ao dispositivo, identificando a máquina e o perfil.

Tela de configuração do Sync

Movendo abas entre perfis

O Sync também é bom para enviar abas para outros perfis e dispositivos. Por exemplo, às vezes uma notícia interessante sobre política brasileira aparece na minha timeline técnica no Twitter. Não a leio então; ao invés disso, a envio para meu perfil pessoal. Outras vezes, ao pesquisar algo para minha tarefa no trabalho, encontro um link interessante mas não relacionado ao que busco. Para não me distrair, mando o link para i perfil “Dev” de casa.

Isto é feito através da extensão Send Tab to Device. Uma vez instalada, basta clicar em qualquer site com o botão direito em uma área vazia: ao final do menu de contexto estará a opção “Send Tab to Device:”

Opção "Send Tab to Device" no menu de contexto

Uma caixa de diálogo listando todos os perfis, de todas as máquinas, aparecerá. Escolhe-se um e clica-se em “OK.” A aba será aberta no outro perfil em breve. Quando faço isso, fecho a aba — só a verei no outro perfil.

"Send to Device" dialogNão é preciso sequer abrir a aba. Você pode clicar com o botão direito em um link e enviá-lo para outro dispositivo. Ideal para evitar o problema da Wikipédia:

send-link-to-device

Ponto extra: listando perfis no ícone do Ubuntu

Na prática, nunca utilizo o ProfileSwitcher: prefiro abrir os perfis diferentes diretamente do lançador do Firefox. Guiado por esta página de wiki, foi fácil configurá-lo no Ubuntu.

Primeiramente, abrimos o arquivo /user/share/applications/firefox.desktop e salvamos uma cópia em ~/.local/share/applications/firefox.desktop. Nela, procuramos pela linha abaixo:

Actions=NewWindow;NewPrivateWindow;

À linha adicionaremos uma opção. Ela pode ter qualquer nome, então vamos chamá-la de OpenWorkProfile. Note o ponto-e-vírgula ao final:

Actions=NewWindow;NewPrivateWindow;OpenWorkProfile;

Pronto, declaramos a ação. Agora basta adicionar as linhas abaixo ao final do arquivo:

[Desktop Action OpenWorkProfile]
Name=Open the "Work" profiler
Name[pt_BR]=Abrir perfil "Work"
Exec=firefox -no-remote -profile Work
OnlyShowIn=Unity;

Nas duas primeiras linhas, definimos o nome que aparecerá no menu — neste caso em inglês e português. Depois, o comando Exec instrui o Firefox a ser chamado com as opções -no-remote (para que a nova janela seja um processo diferente) e -profile (seguida pelo nome do perfil a ser utilizado).

Finalmente, chamamos sudo update-desktop-database. O menu de contexto do lançador será atualizado. Para vê-lo, basta clicar com o botão direito no ícone do Firefox, que as ações serão listadas.

Um menu de contexto onde se lista a nova ação

Na prática, eu também adicionei uma ação para o perfil de desenvolvimento. Há outra que abre o gerenciador de perfis, de modo que posso criar novos perfis ou escolher algum da lista. Você pode ver como fiz isso no arquivo completo.

all-actionsNão sei como fazer algo semelhante no Windows e no Mac OS X, mas estou certo de que é possível, e talvez não muito complicado.

É uma pena que a interface do Firefox não favoreça mais o uso de perfis. Ainda assim, depois de um pouquinho de trabalho, usar perfis é até fácil. Quando a empolgação com o Firefox passar e sua instabilidade tornar-se insustentável, pense com carinho na hipótese de utilizá-los.

Post Revisions:

This post has not been revised since publication.

Post a Comment

Your email is never shared. Required fields are marked *

*
*

%d bloggers like this: